quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Aptidão física e todas as causas de mortalidade

Um Estudo Prospectivo em Homens e Mulheres Saudáveis
Autor: BLAIR, Steven N. et al. JAMA, 1989 – Vol. 262, nº 17 pag. 2395-2401                                                 
                                                 RESUMO
Nós estudamos a aptidão física e o risco de todas as causas e causas específicas de mortalidade em 10224 homens e 3120 mulheres que estavam recebendo um exame médico preventivo. A aptidão física foi medida por um teste de esforço em esteira. A média seguiu de forma superficial por mais de 8 anos, para um total de 110482 pessoas por ano de observação. Houve 240 mortes masculinas e 43 femininas. A proporção de ajuste da idade sobre todas as causas de morte diminuiu sobre a aptidão física de 64.0 em 10000 pessoas por ano no homem menos condicionados para 18.6 em 10000 pessoas por ano no homem mais bem condicionado (declive, -4.5). Valores correspondentes para mulheres foram de 39.5 em 10000 pessoas ao ano para 8.5 em 10000 pessoas ao ano (declive, -5.5). Essas tendências remanejadas depois do ajuste estatístico da idade, hábito de fumar, nível de colesterol, pressão sangüínea sistólica, nível de glicose rápida no sangue, histórico familiar de problemas no coração e seguidos intervalos. A proporção de baixa mortalidade em categoria de alta aptidão também foram vistas por doenças cardiovascular e câncer com diversas combinações. Riscos atribuídos estimados para todas as causas de mortalidade indicam que uma baixa aptidão física era um importante fator de risco tanto em homens como em mulheres. Níveis altos de aptidão física aparecem para reter todas as causas de mortalidade primeiramente devido a padrões baixos de doenças do coração e câncer.

                                                        Introdução

A atividade física é inversamente associada com a morbidade e mortalidade de muitas doenças crônicas. A proteção aparente  de uma vida mais ativa e morte por doença cardiovascular. Níveis elevados de lesão em atividade física estão associados com o aumento da longevidade na faculdade. Essas associações de hábitos sedentários para aparência saudável para ser independente por outros fatores de risco bem estabelecidos. Além disso, a relação de aptidão física (um atributo) para atividade física (um comportamento) e o padrão de doença é controverso, e é incerto quando a atividade física suficiente para aumentar a aptidão física que é requerida para benefícios saudáveis.
Em contraste à atividade física, estudos publicados sobre aptidão física e mortalidade são poucos, tipicamente com menos de 20000 pessoas ao ano, e geralmente limitado ao homem. Atividade física é um importante determinante de aptidão física, então para alguma extensão, aptidão é um objetivo para atividades físicas habituais. Aptidão física pode ser medida mais objetivamente do que atividade física, e pode ser mais útil clinicamente. Estudos em pesquisa que inclui a medida da aptidão física pode promover um insight adicional para a contribuição da atividade física como um meio de vida para diminuir o risco de morbidade e mortalidade.
Aqui, nós relatamos todas as causas e causas específicas de mortalidade de categorias de aptidão física em homens e mulheres seguidos de 110482 pessoas ao ano, ou uma média de mais de 8 anos.
veja aqui o artigo completo (em inglês):

Nenhum comentário:

Postar um comentário