sábado, 15 de janeiro de 2011

Atividade física e saúde para idosos: projeto de extensão da UNIVILLE

Mauren da Silva Salin, Giovana Zarpellon Mazo, Andréia Fernanda Moletta, Elisabeth Maximiano, Ismere Hellmann. Universidade da Região de Joinville – Univille, Joinville – SC, Brasil. mauren.salin@univille.br
Introdução: A prática acadêmica institucionalizada propicia o resgate do compromisso social da universidade, e esse é um dos princípios da Universidade da Região de Joinville - Univille e suas atividades de extensão.
Objetivo: descrever as ações desenvolvidas no Projeto de Extensão Atividade Física e Saúde para Idosos (AFISI) da Univille, Joinville, SC. Este projeto temcomo principal objetivo, incrementar a qualidade de vida do idoso, visando à melhora de sua aptidão física e funcional, por meio da prática de atividades físicas regulares, através da articulação e integração da extensão, do ensino e da pesquisa na comunidade acadêmica.
Material e Métodos: Este projeto teve início em abril de 2009 e conta com a participação de uma coordenadora, dez acadêmicos do Curso de Educação Física – Bacharelado, sendo 4 bolsistas de extensão e 6 voluntários. O programa atende 37 idosos, de ambos os sexos, da comunidade. Os idosos no início do programa são submetidos a diferentes avaliações, como: antropometria, anamnese, condições de saúde e aptidão física por meio da bateria de testes de Rikli e Jones (2001). Os idosos também apresentam um atestado médico para a prática de atividades físicas. Nas aulas são desenvolvidas diferentes atividades como: ginástica, caminhada, dança, yoga e atividades recreativas, que ocorrem em dois encontros semanais com duração de 60 minutos cada.
Resultados: Os idosos têm excelente freqüência às aulas e relatam melhoras na mobilidade articular, qualidade do sono, redução nos sintomas de dor, aumento na disposição e melhor desempenho em suas atividades diárias. Conclusão: De acordo com os relatos dos idosos percebe-se que o projeto vem atingindo seus objetivos, demonstrando coerência em sua metodologia. O projeto também contribui na formação e capacitação acadêmica para o trabalho com este público.
Fonte: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS.10, 2010. Rio de Janeiro. Resumos Atividade Física e saúde para idosos: projeto de extensão da UNIVILLE. Rio de Janeiro, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário