domingo, 16 de janeiro de 2011

Analise da cognição e estresse percebido em idosos antes e após doze semanas de exercício físico

Giovana Zarpellon Mazo, Tânia Rosane Bertoldo Benedetti, Júlio César Rodrigues da Conceição, Adilson Sant’Ana Cardoso, Roges Ghidini Dias,Janeisa Franck Virtuoso, Enaiane Cristina Menezes, Giovane Pereira Balbé, Guilherme da Silva Garcia. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. d2gzm@udesc.br
Introdução: Com o processo de envelhecimento algumas alterações ocorrem nos processos cognitivos, como declínio nas habilidades fluídas (tarefas aprendidas) e manutenção ou melhoras das habilidades cristalizadas (conhecimento verbal e compreensão), com alto grau de associação entre cognição e estresse. Estresse é um conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa, e outras, capazes de perturbar a homeostase, refletindo a relação entre pessoa e ambiente. Nesse contexto, o exercício físico pode influenciar positivamente a cognição e reduzir a percepção de estresse de idosos.
Objetivos: O objetivo desse estudo foi verificar os efeitos de 12 semanas de prática de exercício físico na cognição e no estresse percebido de idosos participantes da fase “B” do Programa “Floripa Ativa”, cadastrados nos Centros de Saúde (CS) de Florianópolis/SC.
Metodologia: A amostra foi constituída por 75 idosos com idade média de 69,1 (±6,1) anos submetidos ao Mini-Exame de Estado Mental e à Escala de Estresse Percebido por meio de entrevista individual, antes e após a intervenção de 12 semanas de ginástica. Utilizou-se o teste t para amostras pareadas e o teste de Wilcoxon (p=0,05).
Resultados: Ao comparar estresse percebido pré e pós-teste houve diminuição, porém não significativa (p=0,47). Na análise da cognição, não foi encontrada diferença significativa entre pré e pós-teste, exceto no domínio da evocação (buscar na memória o armazenado), com aumento significativo (p=0,009).
Conclusão: Dessa forma, o exercício físico se mostrou eficaz quanto à evocação, podendo ser utilizado como método de trabalho para melhorar o referido domínio cognitivo.
Fonte: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS.10, 2010. Rio de Janeiro. Resumos Analise da cognição e estresse percebido em idosos anter e após doze semanas de exercício físico. Rio de Janeiro, 2010

Um comentário:

  1. meu projeto de inciação científica entre 2009 e 2010... valeu o post aí

    ResponderExcluir